(Especial) Apple + Intel: Será que a maçã se vai ‘safar’? Qual é o plano?

(Especial) Apple + Intel: Será que a maçã se vai ‘safar’? Qual é o plano?
O divórcio entre a Apple e Intel continua a dar que falar! Afinal de contas, será a Apple capaz de oferecer a mesma ou melhor performance a médio/longo prazo, tendo em conta que a Intel conta com uma equipa de engenharia cheia de experiência? Será que a Intel irá ter sérias dificuldades no mercado, se a Apple tiver sucesso? Se a Apple não se safar, vai voltar para os braços da Intel… Ou quem sabe… AMD?

Vamos por partes!


  • (Giveaway Leak + Globaldata) Vamos dar um PC Gaming! (~1500€)

(Especial) Apple + Intel: Será que a maçã se vai ‘safar’?

Apple Intel

Antes de mais nada, é preciso ter em conta que a Apple não produz, nem vai vender os seus designs a mais ninguém. A gigante Norte Americana vai entregar os planos para a TSMC, utilizando o produto final (SoCs ARM) apenas e só nas suas próprias máquinas. Por isso não, a Apple não vai oferecer concorrência à Intel… No entanto, tudo isto poderá causar um fenómeno muito interessante, em que o mercado poderá ficar a olhar com mais interesse para o mundo ARM, o que por sua vez poderá fazer com que a AMD e Intel saiam fora da sua caixa.

Será que a Apple vai conseguir apresentar ganhos de performance significativos ao longo do tempo?

Tudo indica que sim! A Apple tem apresentado resultados extraordinários no desenvolvimento dos seus designs para iPhone e iPad. Afinal de contas, o atual SoC do iPhone 11 Pro já mete vários processadores mobile da Intel em bicos dos pés, reinando o mundo dos smartphones com alguma facilidade. Em suma, a equipa de engenheiros da Apple sabe muito bem o que está a fazer.

Se a coisa correr mal, a Apple vai voltar para os braços da Intel?

Tudo indica que a Intel iria receber a Apple com os braços abertos… No entanto, não creio que essa possibilidade esteja sequer em cima da mesa para a Apple.

Até prova em contrário, a Apple quer equipar as suas máquinas com chips mais potentes e mais eficientes do que aquilo que a Intel oferece. E como aqui estamos a falar das maiores empresas tecnológicas do planeta, a Apple nunca avançaria com os seus planos, se não tivesse a certeza absoluta que conseguiria cumprir a sua missão.

Entretanto, é esperado que a Apple lance os seus primeiros MacBooks Pro ARM já no fim do ano de 2020, de forma a ‘habituar’ os consumidores a esta nova realidade. Dito isto, não esperaria soluções ‘high end’ até pelo menos o fim de 2021 ou início de 2022. (Altura em que o abandono da Intel deverá ser total.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

XL subscribe to our newsletter banner

Get the latest news and advice on COVID-19, direct from the experts in your inbox. Join hundreds of thousands who trust experts by subscribing to our newsletter.

Send your news and stories to us news@climaxradio.co.uk or newstories@climaxnewsroom.com and WhatsApp: +447747873668.

Before you go...

Democratic norms are being stress-tested all over the world, and the past few years have thrown up all kinds of questions we didn't know needed clarifying – how long is too long for a parliamentary prorogation? How far should politicians be allowed to intervene in court cases? To monitor these issues as closely as we have in the past we need your support, so please consider donating to The Climax News Room.